ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
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DISCIPLINA: Ciências
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SÉRIE: 6º ano B
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PROFESSOR: Michele
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CONTEÚDO: Materiais
Sintéticos
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HORAS/AULA: 4h/a
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PERÍODO: DATA DE ENVIO: 27/04/2020
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DATA DE ENTREGA: 04/05/2020
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OBJETIVO DA AULA:
Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao
desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando
impactos socioambientais.
JUSTIFICATIVA: Identificar
onde encontramos materiais sintéticos,
maneiras de uso, descarte correto e consciente.
Roteiro para alunos que possuem não acesso à Internet
Nº aulas
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Nº
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ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
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PÁGINAS DO LIVRO DE CIÊNCIAS
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2
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27/04
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1.
Realizar a
leitura do Livro Didático de Ciências -6º ano
2.
Realizar a
atividade De olho no tema PÁG 147
3.
Pesquise no
dicionário o significado da palavra ética e da palavra cobaia.
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144 a 147
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1
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30/04
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Para a descoberta de medicamentos e vacinas são
feitos experimentos em animais, leia o texto a seguir e descreva em seu
caderno sua opinião sobre o uso de animais para fins de pesquisas. ( máximo
de 15 linhas)
Animais de Laboratório
Todos
os animais que serão utilizados em laboratório são nascidos e criados em
Biotério e o seu uso se restringe às experiências científicas.
A utilização de animais em laboratórios, tanto para fins
médicos quanto para fins comerciais, é uma questão muito polêmica. Animais de
várias espécies, sendo os camundongos mais intensamente utilizados, são
empregados em experiências científicas e testes a fim de comprovar a
eficiência de produtos como vacinas, cosméticos, medicamentos etc.
O uso de animais com objetivos científicos é uma prática comum
que vem sendo empregada desde a Antiguidade, mas para que essa prática seja
aceitável do ponto de vista ético e exponha resultados eficazes, é dever do
especialista a consciência de que o animal que está sendo utilizado como
cobaia é um ser vivo e como tal possui instinto, além de ser sensível à dor.
A questão sobre os direitos dos animais e sua utilização em
experimentos científicos vem sendo discutida desde muitos anos, mas, em 1860,
um fato ocorrido foi decisivo para o estabelecimento de limites no uso de
animais como cobaias em experimentos de laboratório. O fisiologista
francês Claude Bernard dizia que o uso de animais vivos era indispensável
para experimentações e, por isso, ele mantinha um laboratório e um biotério
nos porões de sua própria casa. Cansadas de ouvir os gritos de animais que
diariamente eram torturados, a esposa e a filha de Claude o abandonaram e
fundaram a primeira sociedade francesa em defesa dos animais. A partir dessa
associação, diversas outras sociedades protetoras dos animais também foram
fundadas, assim como leis específicas para esse tipo de uso dos animais.
A avaliação dos projetos de pesquisa em animais deve ter o
mesmo rigor que a realizada em seres humanos, sendo que os animais utilizados
nesses projetos científicos devem receber toda a atenção e cuidado. Em 1959,
o zoologista William M.S. Russell e o microbiologista Rex L. Burch publicaram
um livro em que estabeleceram os três R’s das pesquisas em animais: replace (substituir), reduce (reduzir)
e refine (refinar).
Para eles, a substituição de animais em experimentos científicos já avançou
muito, podendo ser utilizado, no lugar de animais, culturas de células,
simuladores e modelos matemáticos. Ainda segundo Russell e Burch, os
experimentos devem ser mais bem planejados e as instalações adequadas, com
pesquisadores capacitados para fazerem pesquisas em animais.
Como dissemos no início do presente artigo, esse é um assunto
muito polêmico, que será alvo de vários questionamentos e discussões, tanto
por parte dos protetores dos animais, quanto por parte de pesquisadores e
cientistas. Mas, como sugeriu o filósofo Jeremy Bentham no ano de 1789, a
questão não está ligada apenas ao fato de esses animais poderem raciocinar ou
pensar e sim: Podem
eles sofrer?
Por Paula Louredo Graduada em Biologia |
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1
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01/05
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Feriado
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ü
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Roteiro para alunos que possuem
acesso à Internet
Nº aulas
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Nº
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ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
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SITE
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2
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27/04
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1.
Realizar a
leitura do texto link1
2.
Faça a leitura
do texto no link 2 e responda esta questão:
Ø Depois de ser extraído de rochas sedimentares
localizadas no fundo dos oceanos, o petróleo precisa passar por duas etapas
de separação antes de seguir para o processo de destilação fracionada. Essas
duas etapas são a decantação e a filtração.
·
Proponha uma
explicação para a necessidade dessas duas etapas de separação anteriores à
destilação fracionada.
3.
Pesquise no
dicionário o significado da palavra ética e da palavra cobaia.
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1
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30/04
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Para a descoberta de medicamentos e
vacinas são feitos experimentos em animais, leia o texto do segundo link e
descreva em seu caderno sua opinião sobre o uso de animais para fins de
pesquisas.( máximo de 15 linhas)
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01/05
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Feriado
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