sábado, 2 de maio de 2020

Ciências - Profª Michele

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Ciências
SÉRIE: 6º ano B
PROFESSOR: Michele
CONTEÚDO: Materiais Sintéticos
HORAS/AULA: 4h/a
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 27/04/2020
DATA DE ENTREGA: 04/05/2020


OBJETIVO DA AULA: Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.
JUSTIFICATIVA: Identificar  onde encontramos materiais sintéticos, maneiras de uso, descarte correto e consciente.



Roteiro para alunos que possuem não acesso à Internet
Nº aulas
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
PÁGINAS DO LIVRO DE CIÊNCIAS
2
27/04
1.     Realizar a leitura do Livro Didático de Ciências -6º ano
2.     Realizar a atividade  De olho no tema  PÁG 147
3.     Pesquise no dicionário o significado da palavra ética e da palavra cobaia.

144 a 147
1
30/04
Para a descoberta de medicamentos e vacinas são feitos experimentos em animais, leia o texto a seguir e descreva em seu caderno sua opinião sobre o uso de animais para fins de pesquisas. ( máximo de 15 linhas)

Animais de Laboratório

Todos os animais que serão utilizados em laboratório são nascidos e criados em Biotério e o seu uso se restringe às experiências científicas.


A utilização de animais em laboratórios, tanto para fins médicos quanto para fins comerciais, é uma questão muito polêmica. Animais de várias espécies, sendo os camundongos mais intensamente utilizados, são empregados em experiências científicas e testes a fim de comprovar a eficiência de produtos como vacinas, cosméticos, medicamentos etc.
O uso de animais com objetivos científicos é uma prática comum que vem sendo empregada desde a Antiguidade, mas para que essa prática seja aceitável do ponto de vista ético e exponha resultados eficazes, é dever do especialista a consciência de que o animal que está sendo utilizado como cobaia é um ser vivo e como tal possui instinto, além de ser sensível à dor.
A questão sobre os direitos dos animais e sua utilização em experimentos científicos vem sendo discutida desde muitos anos, mas, em 1860, um fato ocorrido foi decisivo para o estabelecimento de limites no uso de animais como cobaias em experimentos de laboratório.  O fisiologista francês Claude Bernard dizia que o uso de animais vivos era indispensável para experimentações e, por isso, ele mantinha um laboratório e um biotério nos porões de sua própria casa. Cansadas de ouvir os gritos de animais que diariamente eram torturados, a esposa e a filha de Claude o abandonaram e fundaram a primeira sociedade francesa em defesa dos animais. A partir dessa associação, diversas outras sociedades protetoras dos animais também foram fundadas, assim como leis específicas para esse tipo de uso dos animais.
A avaliação dos projetos de pesquisa em animais deve ter o mesmo rigor que a realizada em seres humanos, sendo que os animais utilizados nesses projetos científicos devem receber toda a atenção e cuidado. Em 1959, o zoologista William M.S. Russell e o microbiologista Rex L. Burch publicaram um livro em que estabeleceram os três R’s das pesquisas em animais: replace (substituir), reduce (reduzir) e refine (refinar). Para eles, a substituição de animais em experimentos científicos já avançou muito, podendo ser utilizado, no lugar de animais, culturas de células, simuladores e modelos matemáticos. Ainda segundo Russell e Burch, os experimentos devem ser mais bem planejados e as instalações adequadas, com pesquisadores capacitados para fazerem pesquisas em animais.
Como dissemos no início do presente artigo, esse é um assunto muito polêmico, que será alvo de vários questionamentos e discussões, tanto por parte dos protetores dos animais, quanto por parte de pesquisadores e cientistas. Mas, como sugeriu o filósofo Jeremy Bentham no ano de 1789, a questão não está ligada apenas ao fato de esses animais poderem raciocinar ou pensar e sim: Podem eles sofrer?

Por Paula Louredo Graduada em Biologia
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/animais/animais-laboratorio.htm

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01/05
Feriado
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Roteiro para alunos que possuem acesso à Internet
Nº aulas
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
SITE
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27/04
1.     Realizar a leitura do texto link1
2.     Faça a leitura do texto no link 2 e responda esta questão:
Ø Depois de ser extraído de rochas sedimentares localizadas no fundo dos oceanos, o petróleo precisa passar por duas etapas de separação antes de seguir para o processo de destilação fracionada. Essas duas etapas são a decantação e a filtração.
·        Proponha uma explicação para a necessidade dessas duas etapas de separação anteriores à destilação fracionada.
3.     Pesquise no dicionário o significado da palavra ética e da palavra cobaia.



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30/04
Para a descoberta de medicamentos e vacinas são feitos experimentos em animais, leia o texto do segundo link e descreva em seu caderno sua opinião sobre o uso de animais para fins de pesquisas.( máximo de 15 linhas)






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