ESCOLA: E. E. PROF JOÃO
PEDRO DO NASCIMENTO
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DISCIPLINA: Geografia
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SÉRIE: 6º Ano
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PROFESSOR: Loren Evelyn
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CONTEÚDO: Fenômenos
naturais e sociais representados de diferentes maneiras
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HORAS/AULA: 8
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PERÍODO: DATA DE ENVIO:
23/6
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DATA DE ENTREGA: 7/7
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OBJETIVO
DA AULA: Reconhecer a importância da
Cartografia como uma forma de linguagem para representar fenômenos nas escalas
local, regional e global.
JUSTIFICATIVA: As noções de cartografia são essenciais
para atividades ligadas ao meio ambiente e agricultura, e para outros
indivíduos que desejam aprender as características desse campo e usá-las no
cotidiano.
Neste roteiro daremos sequência aos nossos estudos do caderno do
aluno, desenvolva o roteiro com bastante atenção. Em caso de dúvida, contacte
seu professor para maiores esclarecimentos. Não esqueça de enviar uma foto,
para registro da sua atividade! Bons estudos!!!
Atividade 1 – Responda no caderno as perguntas a seguir sobre as
imagens 4, 5 e 6, disponíveis na página 25 do caderno volume 2:
Atividade 2 – Faça a leitura dos textos a seguir, grifando e pesquisando o significados das palavras que você desconhece, registre o significado das palavras grifadas no teu caderno:
Atividade 3 – Após a leitura dos textos copie e responda as
questões a seguir no teu caderno:
a) Quais levantamentos do espaço geográfico
são possíveis de serem feitos através da cartografia?
b) De acordo com texto, o que é
cartografia?
c) Quais foram os primeiros povos a buscar
métodos científicos para representar a superfícies terrestre?
d) Quem foi Erastótenes e Ptolomeu?
e) Qual era a finalidade dos mapas romanos?
f) Qual é a opinião da professora Sônia
Castellar sobre o uso da cartografia?
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