ROTEIRO DE ARTE
Nome da escola: E.E Prof João Pedro do Nascimento
Nome do(a) professor(a) Ronaldo Rafael de Oliveira Pontes
Componente curricular Arte
Turma e/ou ano/série 6° Ensino Fundamental
Número de aulas previstas 2 aulas
Período de realização 05 e 07 de Outubro
3° BIMESTRE
05/10/2020 Situação de Aprendizagem IV
Habilidade (EF06AR24): Reconhecer e apreciar artistas, grupos e coletivos cênicos de circo-teatro (teatro circense) e circo paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.
Objetos do conhecimento: Contextos e práticas
● artistas, grupos e coletivos cênicos de circo-teatro (teatro circense) e circo
● modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.
Nesta situação de aprendizagem estão previstas quatro atividades. Nelas, grupos e coletivos cênicos de circo-teatro (teatro circense) de circo paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e vai investigar modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.
Copiar no caderno:
História do Circo: A arte do circo está presente desde a Antiguidade em diversas partes do mundo, mas a forma como hoje conhecemos, vem do Império Romano, que no século IV a.C., constrói o primeiro grande circo da história, Circus Maximus, , no qual aconteciam desde festejos religiosos a apresentações de animais e lutas de gladiadores e esportes para entreter o povo. Na Idade Média, as apresentações foram para praças e ruas com seus artistas populares, nômades e viajantes. Na Inglaterra do séc. XVII, o inglês Philip Astley desenvolve a linguagem do circo que passa a ter picadeiros, tendas e lonas para a apresentação de diversas artes circenses próximas do nosso conhecimento.
No século XX, surgem as escolas de circo na Rússia, França e Canadá no mundo, as quais alteram a forma de como o circo era regido, principalmente, na troca de saberes circenses, aliando as técnicas circenses e os bailados performáticos da ginástica artística, rítmica e acrobática às inovações tecnológicas, narrativas e teatralidade.
Podemos citar alguns circos, mundialmente conhecidos, como o francês Cirque d'Hiver, o americano Big Apple Circus, o irlandês Tom Duffy's Circus, o Circo Imperial da China e o canadense Cirque du Soleil.
História do Circo no Brasil: O circo, no Brasil, surge com a vinda dos europeus ao país no início do séc. XIX. Muitas famílias nômades, ciganas influenciaram as atividades circenses com apresentações de ilusionismos e de domadores de animais, espalhando-se por todo o país, mas adaptando os números circenses à cultura e costumes da região. O palhaço, grande personagem do circo, é o que alinhava o espetáculo por meio de suas pantomimas, sua alegria e humor sendo muito mais comunicativo e falastrão. Os palhaços, que fizeram mais sucesso nacional, foram Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca e Torresmo. É importante ressaltar que o uso de animais, em apresentações circenses, no estado de São Paulo, é proibido pela lei 11.977/05. Listamos o nome de alguns circos: Circo Maximus, Circo Stankkowich, Tihany Espetacular, Circo Dos Sonhos, Circo Broadway.
Circo-Teatro: O termo circo-teatro se refere a apresentações teatralizadas que aconteciam, ao final de espetáculos circenses, em meados do século XX no Brasil. Eram encenadas comédias, dramas e adaptações de temas diversos. Benjamin de Oliveira foi o grande precursor dessa prática que foi, durante muito tempo, a forma de levar o teatro a todo o país.
Ela foi perdendo espaço e força até os anos de 1960, quando, praticamente, desapareceu. Hoje em dia, há grupos que aliam, aos espetáculos teatrais, as técnicas circenses. Podemos citar as cias. de circo-teatro La Minima, Grupo de Teatro Sem Lona, Grupo Parlapatões e Cia Nau de Ícaros.
Circo Blamage - É uma associação, sem fins lucrativos, fundada em 1989, na ilha de Pellworm, Alemanha, que se propõe a desenvolver habilidades motoras, criativas, artísticas e sociais de crianças, de jovens com (ou sem) deficiência por meio de seus acampamentos e vivências. O objetivo do trabalho é a inclusão, treinar e experimentar juntos e, assim, aprender uns com os outros. A inclusão, também, é percebida pelo público por meio da atmosfera da tenda do circo, que tem 300 lugares. A intenção não é alcançar o melhor desempenho artístico, mas valorizar a promoção de habilidades socioemocionais, criativas e motoras.
Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus - Estas duas companhias circenses itinerantes, norte americanas, têm origens distintas, porém uniram-se em 1919, formando uma estrutura que contava com mais de 1.100 empregados, quase 1.800 animais, necessitando, para viajar, de quase 100 vagões de trem. Ao longo de sua existência, foi comprando outros circos tornando-se a maior do mundo, mas tendo diferentes proprietários. A estrutura possuía três picadeiros e utilizava leões, tigres, gorilas, ursos polares, girafas, cavalos, camelos e elefantes, além de números como trapézio, homem bala, palhaços, equilibristas, entre outros. A última apresentação foi em 2017.
Vida Circense: A vida dos artistas de circo é de muito trabalho como eles mesmos dizem. Além das apresentações, os artistas ensaiam, treinam atos, números e cenas. Dependendo do tamanho da companhia, o número de tarefas aumenta ainda mais. Nas companhias mais estruturadas, os artistas têm melhor infraestrutura e podem apenas cuidar de seus afazeres artísticos. Em companhia menores, os artistas dividem as funções artísticas com as funções administrativas, de limpeza, de divulgação, de organização e de transporte. As companhias, que têm crianças em seus elencos, ou as matriculam nas escolas onde fazem temporadas, ou contratam professores para acompanhar a trupe e cuidar da educação formal delas. Os artistas de circo viajam muito pelo país e pelo mundo, indo de localidade a localidade apresentando seus espetáculos, estabelecendo-se nas cidades por temporadas de apresentações.
Atividade 1: Sondagem - Apostila páginas 16 e 17.
Sondagem sobre os artistas, grupos e coletivos cênicos de circo-teatro (teatro circense), circo paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.
Respondem as questões da página 17.
07/10/2020 Atividade 2: Apreciação
Nesta atividade de apreciação de fotos e vídeos, irão fazer a observação sobre os artistas e grupos de coletivos cênicos de circo teatro, (teatro circense) e circo paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, que aparecem nas imagens. Observem todos os detalhes atentamente, destacando pontos importantes e promova uma reflexão. Observem as imagens na página 17.
Links dos vídeos:
1. Trailer Totem -Cirque du Soleil. Disponível em: https://youtu.be/Z_qmMdmpaB4 Acesso em 18 fev. 2020.
1. Trailer Circo dos Sonhos no Mundo da Fantasia. Disponível em: https://youtu.be/1fH_DCtAk2o Acesso em 18 fev. 2020.
1. Trecho da apresentação de circo-teatro O Medo de Terezinha - Circo-Teatro Sem Lona. Disponível em: https://youtu.be/OzcxX90YgdY. Acesso em 18 fev. 2020.
1. Mundo mágico… do circo! Conheça a história e os segredos das atrações do maior espetáculo da Terra. Disponível em: https://super.abril.com.br/cultura/mundo-magico-do-circo/. Acesso em 18 fev. 2020.
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