terça-feira, 18 de agosto de 2020

ROTEIRO DE ARTE 6° EF

 ROTEIRO DE ARTE

Nome da escola: E.E Prof João Pedro do Nascimento


Nome do(a) professor(a)


Ronaldo Rafael de Oliveira Pontes

Componente curricular 


Arte

Turma e/ou ano/série


6° Ensino Fundamental

Temporalidade

Número de aulas previstas


2 aulas

Período de realização


10 e 13 de Agosto


Habilidades e competências


(EF06AR29): Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as construções corporais e vocais de personagens da comédia e da farsa.


Habilidade (EF06AR30): Compor cenas, performances, esquetes e improvisações com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), explorando a comédia e a farsa como gêneros teatrais e a relação entre as linguagens teatral e circense, caracterizando personagens (com figurinos, adereços e maquiagem), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.

Objetos do conhecimento

Conteúdos

Processos de criação

● Improvisação teatral

● Jogo Cênico

● Gestualidade

● Personagens da comédia e da farsa

● Construções corporais e vocais



Processos de criação

● Cenas

● Performance

● Esquetes

● Improvisação

● Gêneros - comédia e farsa

● Personagens da comédia e da farsa.

● Figurinos, adereços, maquiagem, cenário, iluminação e sonoplastia

● Relação entre as linguagens teatral e circense

● Relação das linguagens teatral e circense com o espectador



Atividades a serem trabalhadas




3° Bimestre 


Situação de Aprendizagem I


COPIAR NO CADERNO 👇


Ação física: Ação executada pelos atores (teatro/dança/circo) envolvendo voz, gestos e 

movimentos. Esta ação, aliada a aspectos como cenografia, texto, iluminação, sonoplastia, 

maquiagem, figurino etc., gera a atuação, que é lida e interpretada pelo espectador, que lhe atribui sentido a partir de seu conhecimento de mundo e de suas experiências anteriores, sentimentos, sensações e emoções.

Adereço: Acessório que compõem o conjunto estético de um personagem.

Comédia: Gênero que explora situações do dia a dia, exagera particularidades do comportamento humano e critica costumes de forma bem-humorada, provocando risos no público.

Cena: Trecho, recorte, fração ou acontecimento dramático.

Cenário: Conjunto de elementos que, combinados, mimetizam ambientes reais, para reforçar a atmosfera onírica do palco.

Construções corporais e vocais: Conjunto de características físicas e vocais pesquisadas, experimentadas e assumidas pelo ator, para a configuração de uma personagem no fazer 

teatral.

Espectador: Aquele que assiste a um espetáculo.

Esquetes: é uma cena curta (no máximo tem duração de dez minutos). Em sua maioria, os atores atuam e improvisam uma cena com teor cômico.

Farsa: Gênero que, apesar de ser dramático, é cômico, exagerado e extravagante na 

abordagem de situações cotidianas, valores e relações sociais. Seus personagens são 

excêntricos e caricatos.

Figurino: Vestimenta utilizada pelos atores para a caracterização de personagens, que identifica suas características, idade, sexo, idade, classe social, profissão, nacionalidade, 

religião etc. Pode também, indicar uma época, região, estação do ano.

Gestualidade: Conjunto de gestos que caracteriza determinado personagem.

Iluminação: Infinitos recursos que participam e colaboram com a produção de sentido do 

acontecimento teatral.

Improvisação: Essa técnica possibilita ações espontâneas para o trabalho do ator e do não ator. O improvisador explora seus limites criativos e agilidade criativa. Ela pode ser realizada tanto individualmente quanto em equipe.

Jogo Cênico ou Jogo Dramático: Os jogos cênicos, geralmente, são realizados para explorar a gestualidade e a voz, a partir de temas, desafios e situações corriqueiras.

Desenvolvidos em grupo, onde cada indivíduo elabora por si e com os outros, situações 

cênicas, utilizando-se de diversos signos visuais, sonoros e corporais.

Maquiagem: Possui diversas funções. No nosso caso, servirá apenas como forma de 

teatralização da fisionomia.

Personagem: Papel assumido por um ator ou uma atriz a partir de um esboço criado por 

um autor. Como exemplo, utilizaremos alguns personagens da Commedia Dell’arte.

Personagens da comédia e da farsa: Estes gêneros teatrais não possuem personagens 

específicos, porém, há particularidades e semelhanças entre eles, como por exemplo: o exagero, a imitação de costumes, a intriga, a paródia, os estereótipos e o deboche.

Performance: Manifestação artística que ocorre em determinado momento (ao vivo), geralmente, em espaços não convencionais para o teatro. Nela, o ator interpreta ideias com liberdade, associa diferentes linguagens, produzindo algo híbrido e impactante.

Relação com o espectador: Por muito tempo, foi esquecido ou considerado sem importância no seu processo de desenvolvimento, mas, atualmente, é visto como parte da obra, afetando-a e sendo afetado por ela. O efeito da atuação do artista sobre o espectador está fortemente ligado ao efeito do espectador sobre o artista.

Relação entre as linguagens teatral e circense: A principal característica a ser observada 

é a presença do ser humano em estado espetacular, que utiliza recursos dramáticos e 

expressivos na condução da performance cênica. Há a utilização de roteiros pré-definidos, de improvisação, de personagens, de construções corporais e vocais, de figurinos, de 

adereços, de iluminação, de sonoplastia específica etc. Embora a formatação do espetáculo seja distinta, ambos podem utilizar espaços diferentes, por exemplo, uma apresentação teatral pode “caber” em espaços nos quais uma apresentação de determinados números circenses, não.

Sonoplastia: Este termo é recorrente em teatro, circo, cinema, rádio e televisão.

Compreende a recriação de sons da natureza, de animais e objetos, de ações e movimentos, ilustrados ou sugeridos sonoramente em cada cena. Contemplava, também, a gravação e a 

montagem de diálogos, bem como a seleção, a gravação e o alinhamento de música com 

função dramatúrgica.

Texto dramático: Textos escritos ou adaptados com o objetivo de serem encenados.



Para saber mais:

Jogo cênico: elaboração da cena circense. Disponível em: 

https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/jogo-cenico-elaboracao-da-cena-circense/. Acesso em 18 fev. 2020.


OBS. Vale a pena discutir com os alunos a situação dos artistas e dos espetáculos teatrais em épocas de isolamento social.

Sugestões de leitura:

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/05/teatro-feito-na-pandemia-marca-retorno-a-era-dos-autores-e-dramaturgos.shtml. Acesso em: 22 jun. 2020.


http://www3.eca.usp.br/noticias/teatro-e-pandemia-novas-possibilidades-de-exist-ncia-para-os-palcos. Acesso em: 22 jun. 2020.



Atividade 1: Sondagem - Apostila página 06


Nesta atividade, vamos levantar seus saberes prévios e instigar sua curiosidade sobre os conceitos: improvisação teatral, jogo cênico, gestualidade, personagem, construções 

corporais e vocais, cenas, performance, esquetes, gêneros teatrais - comédia e farsa, figurinos, adereços, maquiagem, cenário, iluminação e sonoplastia, fazendo-os refletir sobre a relação entre as linguagens teatral e circense, bem como a relação do personagem com o espectador. 


O caderno do estudante, páginas 06 e 07, apresenta um conjunto de questões para auxiliar nesta atividade de sondagem, deixando-os à vontade para se colocar livremente durante a realização. 


QUESTIONÁRIO RESPONDER NO CADERNO.

1. Quem já foi ao teatro? Qual peça viram? 





2. Lembram de algum personagem? Como era a roupa dele (figurino)? Algum 

personagem usava chapéu, bengala, guarda-chuva, ou outro objeto (adereço)?





3. Como ele andava? Como eram seus gestos? (gestualidade) Como era a voz dele (era normal ou diferente)? Ele usava maquiagem ou máscara? Como eram? 





4. Como era o cenário da peça? Tinha uma iluminação contínua (como a da sala de 

aula) ou ela mudava? 





5. Havia música e/ou ruídos durante a apresentação? O que pensam sobre o que ouviram? A música e os ruídos ajudaram ou atrapalharam as cenas?





6. Sabem o que é Improvisação teatral? E jogo cênico? Justifique sua resposta.





7. O que acham que é uma performance? 





8. Existem diversos gêneros teatrais. Sabendo disso, vocês sabem quais são as diferenças e semelhanças entre comédia e farsa? Justifique sua resposta.





9. O que é um esquete? Qual a diferença entre cena e esquete? 





10. Alguém já foi ao circo? Conhecem o personagem palhaço? Já viram este personagem em algum outro lugar? 





11. Existem relações entre o teatro e o circo? (retome algumas perguntas já feitas 

acima, para que compreendam que as linguagens do teatro e do circo se relacionam e o conceito de esquete, normalmente utilizada pelo circo).






Para saber mais:

O caderno do estudante apresenta a indicação de dois links para acesso, caso vocês 

estudante nunca tenha ido ao teatro. 

Esquete Teatral "Milho aos Pombos" Festival Cenas Curtas de Niterói 2012. 

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c4ofEKuTrHw. Acesso em 19 jan. 2020.


Esquete de Marcos Casuo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IlxI7QgONeU&t=347s. Acesso em 18 fev. 2020. 


OBS.:A Sugestão é apresentar o vídeo até 5:37.



13/08/2020

Atividade 2: Apreciação - Apostila páginas 7,8 e 9


Apresentarei algumas imagens e vídeos a seguir, para ilustrar os conceitos conversados anteriormente: 1) improvisação teatral, jogo cênico, 2) gestualidade, 3) personagem (figurinos, adereços, maquiagem), 4) construções corporais e vocais, 5) cenas, 6) performance, 7) esquete, 8) gêneros teatrais - comédia e farsa, 9) cenário e iluminação, 10) iluminação e sonoplastia. 


Durante a apreciação, responda em seu caderno "o que vocês conseguem identificar de cada um dos conceitos específicos."

 É importante analisar as fotos e assistir aos vídeos antecipadamente.


1. Improvisação/jogo cênico:

Só Perguntas - Barbixas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dWYRzJ3LKMU. Acesso em 06 dez. 2019.


2. Gestualidade:

3. Personagens: (além da análise dos personagens, também é possível trabalhar Figurinos, Adereços e Maquiagem)

3a. Fonte: Arlequim. “Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/arlequim-palha%C3%A7o-praga-887221/. Acesso em: 05/ mar./ 2020”. 


3b. Fonte: “Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/pessoas-celebra%C3%A7%C3%A3o-partido-traje-3118261/. Acesso em: 05/ mar./ 2020”.


3c. Fonte: Palhaço: “Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/palha%C3%A7o-comediante-nariz-circo-365377/. Acesso em: 05/ mar./ 2020”. 


4. Construções corporais e vocais: (Utilize trechos do vídeo “Os Saltimbancos” ou” Milho aos Pombos".)


5. Cenas - Selecione cenas do vídeo “Os Saltimbancos”.


6. Performance: CEGOS - Performance na Virada Cultural 2015. Disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=ZVfnS4UWeRE. Acesso em 06 dez. 2019.

Para saber mais sobre a performance “Cegos”: https://www.desviocoletivo.com.br/cegos. Acesso em 06 dez. 2019.


7. Esquete: Que remédio? – Parafernalha. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=n9iTaU498d4. Acesso em 06 dez. 2019.


8. Comédia e Farsa: Farsa Teatral - MOLIÉRE - O Médico Saltador. Disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=aiGtcnWk80E. Acesso em 06 dez. 2019.


Commedia Dell’Arte - Arlequim, Servidor de Dois Patrões (parte 9/11) - (trecho). 

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y-C08sJr9D4. Acesso em 06 dez. 2019.


Para saber mais sobre os gêneros teatrais - (Vídeos para o Professor): Comédia - Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=llJcrM7O90s. Acesso em 06 dez. 2019.


Farsa – Disponível no youtube no canal Duvidando:

https://www.youtube.com/watch?v=GeZ_f6UUZxw. Acesso em 06 dez. 2019.


9. Cenários/Iluminação:

Fonte: Todas imagens são Cenas Da Peça “Minha Vida de Menina”. EE Profa. Hilda 

Prates Gallo. V Mostra de teatro DER Guarulhos Norte. Marcelo Baldoíno/ Guarulhos/2019. “Disponível em https://photos.google.com/share/AF1QipNEBHZX84xcERStSkXSPb9-eqypM5oanI4nD7GeRC-cE5lyp3K26Dh9BcWkNKKhBQ?key=NkVPcFNPd2RXUk1LTU1uWXFrTU9Rdk1tenZNVWZR Acesso em 28. fev.2020”.


10. Iluminação e Sonoplastia: (Construções corporais e vocais, Figurinos, Adereços e 

Maquiagem também podem ser trabalhados, a partir do vídeo abaixo).

Espetáculo "Os Saltimbancos" - Odeon Companhia Teatral. Disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=WSuwCY7YPf0. Acesso em 06 dez. 2019.


Cirque du Soleil - Ovo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aAh5XA_4S3o. Acesso em 06 dez. 2019.


A partir da análise dos dois vídeos acima, responde em seu caderno "quais as semelhanças e diferenças sobre a relação entre as linguagens teatral e circense, bem como a relação do personagem com o espectador.


Observação: ao terminar as atividades não se esqueçam de fotografar e mandar as fotos para o professor…


Bons estudos, qualquer dúvidas estou a disposição de todos. Que Deus os abençoe 🙏


Nenhum comentário:

Postar um comentário