ROTEIRO DE ARTE
3° Bimestre
Situação de Aprendizagem I
COPIAR NO CADERNO 👇
Ação física: Ação executada pelos atores (teatro/dança/circo) envolvendo voz, gestos e
movimentos. Esta ação, aliada a aspectos como cenografia, texto, iluminação, sonoplastia,
maquiagem, figurino etc., gera a atuação, que é lida e interpretada pelo espectador, que lhe atribui sentido a partir de seu conhecimento de mundo e de suas experiências anteriores, sentimentos, sensações e emoções.
Adereço: Acessório que compõem o conjunto estético de um personagem.
Comédia: Gênero que explora situações do dia a dia, exagera particularidades do comportamento humano e critica costumes de forma bem-humorada, provocando risos no público.
Cena: Trecho, recorte, fração ou acontecimento dramático.
Cenário: Conjunto de elementos que, combinados, mimetizam ambientes reais, para reforçar a atmosfera onírica do palco.
Construções corporais e vocais: Conjunto de características físicas e vocais pesquisadas, experimentadas e assumidas pelo ator, para a configuração de uma personagem no fazer
teatral.
Espectador: Aquele que assiste a um espetáculo.
Esquetes: é uma cena curta (no máximo tem duração de dez minutos). Em sua maioria, os atores atuam e improvisam uma cena com teor cômico.
Farsa: Gênero que, apesar de ser dramático, é cômico, exagerado e extravagante na
abordagem de situações cotidianas, valores e relações sociais. Seus personagens são
excêntricos e caricatos.
Figurino: Vestimenta utilizada pelos atores para a caracterização de personagens, que identifica suas características, idade, sexo, idade, classe social, profissão, nacionalidade,
religião etc. Pode também, indicar uma época, região, estação do ano.
Gestualidade: Conjunto de gestos que caracteriza determinado personagem.
Iluminação: Infinitos recursos que participam e colaboram com a produção de sentido do
acontecimento teatral.
Improvisação: Essa técnica possibilita ações espontâneas para o trabalho do ator e do não ator. O improvisador explora seus limites criativos e agilidade criativa. Ela pode ser realizada tanto individualmente quanto em equipe.
Jogo Cênico ou Jogo Dramático: Os jogos cênicos, geralmente, são realizados para explorar a gestualidade e a voz, a partir de temas, desafios e situações corriqueiras.
Desenvolvidos em grupo, onde cada indivíduo elabora por si e com os outros, situações
cênicas, utilizando-se de diversos signos visuais, sonoros e corporais.
Maquiagem: Possui diversas funções. No nosso caso, servirá apenas como forma de
teatralização da fisionomia.
Personagem: Papel assumido por um ator ou uma atriz a partir de um esboço criado por
um autor. Como exemplo, utilizaremos alguns personagens da Commedia Dell’arte.
Personagens da comédia e da farsa: Estes gêneros teatrais não possuem personagens
específicos, porém, há particularidades e semelhanças entre eles, como por exemplo: o exagero, a imitação de costumes, a intriga, a paródia, os estereótipos e o deboche.
Performance: Manifestação artística que ocorre em determinado momento (ao vivo), geralmente, em espaços não convencionais para o teatro. Nela, o ator interpreta ideias com liberdade, associa diferentes linguagens, produzindo algo híbrido e impactante.
Relação com o espectador: Por muito tempo, foi esquecido ou considerado sem importância no seu processo de desenvolvimento, mas, atualmente, é visto como parte da obra, afetando-a e sendo afetado por ela. O efeito da atuação do artista sobre o espectador está fortemente ligado ao efeito do espectador sobre o artista.
Relação entre as linguagens teatral e circense: A principal característica a ser observada
é a presença do ser humano em estado espetacular, que utiliza recursos dramáticos e
expressivos na condução da performance cênica. Há a utilização de roteiros pré-definidos, de improvisação, de personagens, de construções corporais e vocais, de figurinos, de
adereços, de iluminação, de sonoplastia específica etc. Embora a formatação do espetáculo seja distinta, ambos podem utilizar espaços diferentes, por exemplo, uma apresentação teatral pode “caber” em espaços nos quais uma apresentação de determinados números circenses, não.
Sonoplastia: Este termo é recorrente em teatro, circo, cinema, rádio e televisão.
Compreende a recriação de sons da natureza, de animais e objetos, de ações e movimentos, ilustrados ou sugeridos sonoramente em cada cena. Contemplava, também, a gravação e a
montagem de diálogos, bem como a seleção, a gravação e o alinhamento de música com
função dramatúrgica.
Texto dramático: Textos escritos ou adaptados com o objetivo de serem encenados.
Para saber mais:
Jogo cênico: elaboração da cena circense. Disponível em:
https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/jogo-cenico-elaboracao-da-cena-circense/. Acesso em 18 fev. 2020.
OBS. Vale a pena discutir com os alunos a situação dos artistas e dos espetáculos teatrais em épocas de isolamento social.
Sugestões de leitura:
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/05/teatro-feito-na-pandemia-marca-retorno-a-era-dos-autores-e-dramaturgos.shtml. Acesso em: 22 jun. 2020.
http://www3.eca.usp.br/noticias/teatro-e-pandemia-novas-possibilidades-de-exist-ncia-para-os-palcos. Acesso em: 22 jun. 2020.
Atividade 1: Sondagem - Apostila página 06
Nesta atividade, vamos levantar seus saberes prévios e instigar sua curiosidade sobre os conceitos: improvisação teatral, jogo cênico, gestualidade, personagem, construções
corporais e vocais, cenas, performance, esquetes, gêneros teatrais - comédia e farsa, figurinos, adereços, maquiagem, cenário, iluminação e sonoplastia, fazendo-os refletir sobre a relação entre as linguagens teatral e circense, bem como a relação do personagem com o espectador.
O caderno do estudante, páginas 06 e 07, apresenta um conjunto de questões para auxiliar nesta atividade de sondagem, deixando-os à vontade para se colocar livremente durante a realização.
QUESTIONÁRIO RESPONDER NO CADERNO.
1. Quem já foi ao teatro? Qual peça viram?
2. Lembram de algum personagem? Como era a roupa dele (figurino)? Algum
personagem usava chapéu, bengala, guarda-chuva, ou outro objeto (adereço)?
3. Como ele andava? Como eram seus gestos? (gestualidade) Como era a voz dele (era normal ou diferente)? Ele usava maquiagem ou máscara? Como eram?
4. Como era o cenário da peça? Tinha uma iluminação contínua (como a da sala de
aula) ou ela mudava?
5. Havia música e/ou ruídos durante a apresentação? O que pensam sobre o que ouviram? A música e os ruídos ajudaram ou atrapalharam as cenas?
6. Sabem o que é Improvisação teatral? E jogo cênico? Justifique sua resposta.
7. O que acham que é uma performance?
8. Existem diversos gêneros teatrais. Sabendo disso, vocês sabem quais são as diferenças e semelhanças entre comédia e farsa? Justifique sua resposta.
9. O que é um esquete? Qual a diferença entre cena e esquete?
10. Alguém já foi ao circo? Conhecem o personagem palhaço? Já viram este personagem em algum outro lugar?
11. Existem relações entre o teatro e o circo? (retome algumas perguntas já feitas
acima, para que compreendam que as linguagens do teatro e do circo se relacionam e o conceito de esquete, normalmente utilizada pelo circo).
Para saber mais:
O caderno do estudante apresenta a indicação de dois links para acesso, caso vocês
estudante nunca tenha ido ao teatro.
Esquete Teatral "Milho aos Pombos" Festival Cenas Curtas de Niterói 2012.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c4ofEKuTrHw. Acesso em 19 jan. 2020.
Esquete de Marcos Casuo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IlxI7QgONeU&t=347s. Acesso em 18 fev. 2020.
OBS.:A Sugestão é apresentar o vídeo até 5:37.
13/08/2020
Atividade 2: Apreciação - Apostila páginas 7,8 e 9
Apresentarei algumas imagens e vídeos a seguir, para ilustrar os conceitos conversados anteriormente: 1) improvisação teatral, jogo cênico, 2) gestualidade, 3) personagem (figurinos, adereços, maquiagem), 4) construções corporais e vocais, 5) cenas, 6) performance, 7) esquete, 8) gêneros teatrais - comédia e farsa, 9) cenário e iluminação, 10) iluminação e sonoplastia.
Durante a apreciação, responda em seu caderno "o que vocês conseguem identificar de cada um dos conceitos específicos."
É importante analisar as fotos e assistir aos vídeos antecipadamente.
1. Improvisação/jogo cênico:
Só Perguntas - Barbixas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dWYRzJ3LKMU. Acesso em 06 dez. 2019.
2. Gestualidade:
3. Personagens: (além da análise dos personagens, também é possível trabalhar Figurinos, Adereços e Maquiagem)
3a. Fonte: Arlequim. “Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/arlequim-palha%C3%A7o-praga-887221/. Acesso em: 05/ mar./ 2020”.
3b. Fonte: “Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/pessoas-celebra%C3%A7%C3%A3o-partido-traje-3118261/. Acesso em: 05/ mar./ 2020”.
3c. Fonte: Palhaço: “Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/palha%C3%A7o-comediante-nariz-circo-365377/. Acesso em: 05/ mar./ 2020”.
4. Construções corporais e vocais: (Utilize trechos do vídeo “Os Saltimbancos” ou” Milho aos Pombos".)
5. Cenas - Selecione cenas do vídeo “Os Saltimbancos”.
6. Performance: CEGOS - Performance na Virada Cultural 2015. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=ZVfnS4UWeRE. Acesso em 06 dez. 2019.
Para saber mais sobre a performance “Cegos”: https://www.desviocoletivo.com.br/cegos. Acesso em 06 dez. 2019.
7. Esquete: Que remédio? – Parafernalha. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=n9iTaU498d4. Acesso em 06 dez. 2019.
8. Comédia e Farsa: Farsa Teatral - MOLIÉRE - O Médico Saltador. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=aiGtcnWk80E. Acesso em 06 dez. 2019.
Commedia Dell’Arte - Arlequim, Servidor de Dois Patrões (parte 9/11) - (trecho).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y-C08sJr9D4. Acesso em 06 dez. 2019.
Para saber mais sobre os gêneros teatrais - (Vídeos para o Professor): Comédia - Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=llJcrM7O90s. Acesso em 06 dez. 2019.
Farsa – Disponível no youtube no canal Duvidando:
https://www.youtube.com/watch?v=GeZ_f6UUZxw. Acesso em 06 dez. 2019.
9. Cenários/Iluminação:
Fonte: Todas imagens são Cenas Da Peça “Minha Vida de Menina”. EE Profa. Hilda
Prates Gallo. V Mostra de teatro DER Guarulhos Norte. Marcelo Baldoíno/ Guarulhos/2019. “Disponível em https://photos.google.com/share/AF1QipNEBHZX84xcERStSkXSPb9-eqypM5oanI4nD7GeRC-cE5lyp3K26Dh9BcWkNKKhBQ?key=NkVPcFNPd2RXUk1LTU1uWXFrTU9Rdk1tenZNVWZR Acesso em 28. fev.2020”.
10. Iluminação e Sonoplastia: (Construções corporais e vocais, Figurinos, Adereços e
Maquiagem também podem ser trabalhados, a partir do vídeo abaixo).
Espetáculo "Os Saltimbancos" - Odeon Companhia Teatral. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=WSuwCY7YPf0. Acesso em 06 dez. 2019.
Cirque du Soleil - Ovo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aAh5XA_4S3o. Acesso em 06 dez. 2019.
A partir da análise dos dois vídeos acima, responde em seu caderno "quais as semelhanças e diferenças sobre a relação entre as linguagens teatral e circense, bem como a relação do personagem com o espectador.
Observação: ao terminar as atividades não se esqueçam de fotografar e mandar as fotos para o professor…
Bons estudos, qualquer dúvidas estou a disposição de todos. Que Deus os abençoe 🙏
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