quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Arte 30/11 e 02/12

 ROTEIRO DE ARTE

NOME DA ESCOLA:

E.E PROFº JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO 

PROFESSOR(A):

RONALDO RAFAEL DE OLIVEIRA PONTES

COMPONENTE CURRICULAR:

ARTE

TURMA ANO/SÉRIE:

6º SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL 

NÚMEROS DE AULAS SEMANAL:

2  AULAS

PERÍODO DE ENTREGA PARA A REALIZAÇÃO:

30/11/2020 E 02/12/2020

ENTREGA DAS DEVOLUTIVAS:

ASSIM QUE FOREM FINALIZANDO AS ATIVIDADES POR GENTILEZA TIRAR FOTOS E MANDA PARA O PROFESSOR, OU BUSCAR ATÉ A ESCOLA A ATIVIDADE IMPRESSA E COLOCAR O NOME E DEVOLVER NA ESCOLA ASSIM QUE FINALIZAR. 

CONTEÚDOS: 

4º BIMESTRE



BUSCA ATIVA


30/11/2020

Atividade 2-Apreciação - Apostila página 15.


EXPLICAÇÃO:

Análise de vídeos.

As duas animações são feitas a partir de dobraduras. Os elementos utilizados em cada uma delas para dar vida à história do filme. A possibilidade de trabalhar Arte com outros recursos como o lambe-lambe e a gravura, especificados nos vídeos 3 e 4.

1. Um desenho animado feito com dobraduras! Disponível em: http://gg.gg/hu2wk Acesso em: 19 fev. 2020.

Mundo de papel. Curta metragem de animação 3D de László Ruska & David Ringeisen. Fonte: CGMeetup. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=N_axaSuC9lg Acesso em: 19 fev. 2020.

3. Matilda My -Poéticas urbanas: a cultura do lambe-lambe pelas ruas de São Paulo. Disponível em: http://gg.gg/hu2x9 Acesso em:21 fev. 2020.

4. Instituto Fayga: Fayga Ostrower - A intuição, a criação e a beleza. Disponível em: http://gg.gg/hu2xe Acesso em: 03 mar. 2020. 


Logo após a apreciação dos videos; copia no caderno:

O primeiro vídeo usa materiais mais simples como o papel e o lápis, além de traços mais geométricos, por vezes, simples, se comparados ao segundo vídeo. Já no segundo, podemos ver que a computação gráfica utiliza a dobradura como uma característica para criar os personagens, dentro do contexto do vídeo. Podemos perceber também,que os elementos que compõem esses dois vídeos são bem diferentes. Mesmo que ambos abordem a dobradura como ponto principal para contar a história, cada vídeo utiliza elementos, suportes e recursos diferentes em sua produção.O primeiro é feito de uma forma mais simples -desenho a lápis e papel, como se fosse uma arte mais urbana, assim como o parkour retratado no vídeo. Enquanto que o segundo vídeo, aborda uma questão ambiental sobre o uso do papel e toda a história que o envolve, como o desperdício, o desmatamento das florestas, o lixo no mar, entre outras causas presentes na poluição mundial. Isso faz parte do processo criativo dos artistas que produziram esses vídeos, no qual a temática está totalmente alinhada aos materiais, suportes e técnicas utilizados.O terceiro vídeo aborda o estilo do lambe-lambe na metrópole e o processo de criação desses artistas para produzir e divulgar sua arte para todas as pessoas, assim como no último vídeo,a artista Fayga Ostrower explica sobre o seu processo de criação. O processo de criação, assim como o Projeto de Vida deles requer planejamento em qualquer área e não somente em uma produção artística. 


02/12/2020

Atividade 3-Ação Expressiva I - Apostila páginas 15 e 16.


EXPLICAÇÃO E ATIVIDADE PARA REALIZAR:

Agora que vocês já conheceram um pouco sobre processo de criação, individualmente, escrevem frases de efeito sobre um tema que você julga importante tratar, ou mesmo sobre algo que você queira chamar a atenção da comunidade escolar. Em seguida, em uma folha de sulfite, escreva essa frase, conforme você apreciou no vídeo de lambe-lambe, ou seja, letras grandes, frases curtas e de impacto; afinal, trata-se de um cartaz que será colado em um espaço público. Após a escrita, pensem num bom local para expor seu lambe-lambe. Também você pode divulgar o seu trabalho nas redes sociais da escola. Registrem todo o processo de criação e, a partir desses registros, produzam, um pequeno documentário em vídeo sobre como foi esse processo, desde a criação no papel até a sua divulgação. Lembrando que o professor também irá fazer a divulgação do trabalho de vocês nas redes sociais da escola e particular dele

Arte 23 e 25 de Novembro

 ROTEIRO DE ARTE

Escola:

E.E Prof João Pedro do Nascimento

Professor:

Ronaldo Rafael de Oliveira Pontes

Componente curricular:

Arte

Turma ano/série:

6° Ensino Fundamental

Números de aulas previstas:

2 aulas

Período da realização:

23 e 25 de Novembro

Entregar da devolutivas:

Assim que forem finalizando por favor mandar fotos para o professor, e os alunos que não puderem mandar fotos por gentileza realizar numa folha separado e juntamente com este roteiro colocar o nome e entregar na escola as atividades. Lembrando que vale nota e presença.


Busca Ativa

23/11/2020

Atividade 4 - Ação Expressiva 2


EXPLICAÇÃO:

COPIAR NO CADERNO 👇

Nesta atividade vocês estudantes irão aprender uma técnica de gravura e 

lambe-lambe, porém, utilizando materiais alternativos. Para isso,  precisa utilizar: bandejas de isopor, tinta guache preta, folhas de sulfite e um rolinho de espuma. 

Neste momento o professor escolheria uma música e a dividiria em frases, distribuiria uma frase para cada um de vocês para que escrevessem na bandeja. 

ATENÇÃO: Ao escrever o texto na bandeja, a escrita deverá ser espelhada, pois a impressão acontece ao contrário. Nesse caso, é aconselhável que, primeiro, escrevam a frase em uma tira de papel (do mesmo tamanho da bandeja), confiram a escrita espelhada e depois passem para o isopor. 

Escrevam ocupando todo o espaço da tira de papel. Depois, reforcem o traçado do texto, usando lápis ou caneta, fazendo sulcos no isopor. Após isso, com a ajuda do rolinho, passe a tinta guache por toda a extensão da bandeja. Em seguida, coloque a bandeja sobre uma folha de sulfite e passe a mão sobre ela, para que a impressão aconteça. Retire o isopor e deixe secar.

Quando todas as folhas estiverem secas, fotografe uma a uma, na mesma sequência da letra e produzam um videoclipe da música escolhida, com a animação das folhas. Esse vídeo clipe pode ser tanto em apresentações digitais (passando automaticamente) ou utilizando um programa de edição de vídeo. Caso a escola não tenha esses recursos, organize as folhas como um flipbook.


Para saber mais: 

How to make flipbook machine. Disponível em: http://gg.gg/h0ql5. Acesso em: 03 mar. 2020.

Coletivo de fotografia ensina alunos de escola de SP a criar lambe-lambes - Disponível em: http://gg.gg/h0qld.  Acesso em: 18 dez. 2019.



25/11/2020

Situação de Aprendizagem III

Habilidades:

(EF06AR04) Analisar os elementos constitutivos da dobradura, do lambe-lambe e da animação na apreciação de diferentes produções artísticas.

Objetos de conhecimento: Elementos da Linguagem

● elementos constitutivos da dobradura

● elementos constitutivos do lambe-lambe 

● elementos constitutivos da animação


(EF06AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

Objetos de Conhecimento: Processos de Criação

● processos de criação em artes visuais

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

Objetos de Conhecimento: Arte e Tecnologia

● diferentes tecnologias e recursos digitais


EXPLICAÇÃO:

Nesta Situação de Aprendizagem estão previstas quatro atividades. Nelas, os objetos de conhecimento e seus modificadores. 


COPIAR NO CADERNO 👇

Dobradura: já apresentado na SA I. 

Elementos constitutivos da dobradura: papel, metal, linhas, ângulos, retas, dobras 

Lambe-lambe: já apresentado na SA I. 

Elementos constitutivos do lambe-lambe: papel, tinta, palavras, imagens.

Animação: já apresentado na SA I. 

Elementos constitutivos da animação: imagem, movimento, áudio, personagens, história, cenário.

Processos de criação: ato de criar, caracterizado por uma construção em etapas, que se desenvolvem, geralmente, na seguinte ordem: percepção de um problema/tema, reflexão, pesquisa, insights, planejamento técnico e realização.

Materiais: Tudo o que é utilizado para a configuração de uma produção artística. Nas artes visuais são utilizados, por exemplo: tintas, plástico, metais, madeira, mármore, água etc.

Instrumentos: São as ferramentas utilizadas para manipular os materiais na configuração de uma produção artística. Nas artes visuais são utilizados, por exemplo: pincel, tesoura, máquina de solda, goiva, cinzel, fogo etc.

Recursos convencionais: São meios e técnicas, tradicionalmente utilizados, pelos quais se articula a utilização de materiais e instrumentos na configuração de uma produção artística. 

Nas artes visuais são utilizados, por exemplo: pincel para pintar, cinzel para esculpir etc.

Recursos Alternativos: São meios e técnicas, pouco ou raramente utilizados, que permitem investigações e articulações na produção e utilização de materiais e instrumentos para configuração de produções artísticas. Sua aplicação pode ser observada nas obras de Adriana 

Varejão, por exemplo, que utilizou carne (feita de poliuretano) em suas obras.

Recursos Digitais: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.

Tecnologias e recursos digitais: filmadora, máquina fotográfica, smartphone, computador, plataformas da internet, Chroma Key etc., formatos de imagens digitais mais comuns: JPG, 

GIF e PNG. 



Atividade 1 - Sondagem - Apostila páginas 14 e 15

Responde as questões da apostila no caderno: