quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Arte 23 e 25 de Novembro

 ROTEIRO DE ARTE

Escola:

E.E Prof João Pedro do Nascimento

Professor:

Ronaldo Rafael de Oliveira Pontes

Componente curricular:

Arte

Turma ano/série:

6° Ensino Fundamental

Números de aulas previstas:

2 aulas

Período da realização:

23 e 25 de Novembro

Entregar da devolutivas:

Assim que forem finalizando por favor mandar fotos para o professor, e os alunos que não puderem mandar fotos por gentileza realizar numa folha separado e juntamente com este roteiro colocar o nome e entregar na escola as atividades. Lembrando que vale nota e presença.


Busca Ativa

23/11/2020

Atividade 4 - Ação Expressiva 2


EXPLICAÇÃO:

COPIAR NO CADERNO 👇

Nesta atividade vocês estudantes irão aprender uma técnica de gravura e 

lambe-lambe, porém, utilizando materiais alternativos. Para isso,  precisa utilizar: bandejas de isopor, tinta guache preta, folhas de sulfite e um rolinho de espuma. 

Neste momento o professor escolheria uma música e a dividiria em frases, distribuiria uma frase para cada um de vocês para que escrevessem na bandeja. 

ATENÇÃO: Ao escrever o texto na bandeja, a escrita deverá ser espelhada, pois a impressão acontece ao contrário. Nesse caso, é aconselhável que, primeiro, escrevam a frase em uma tira de papel (do mesmo tamanho da bandeja), confiram a escrita espelhada e depois passem para o isopor. 

Escrevam ocupando todo o espaço da tira de papel. Depois, reforcem o traçado do texto, usando lápis ou caneta, fazendo sulcos no isopor. Após isso, com a ajuda do rolinho, passe a tinta guache por toda a extensão da bandeja. Em seguida, coloque a bandeja sobre uma folha de sulfite e passe a mão sobre ela, para que a impressão aconteça. Retire o isopor e deixe secar.

Quando todas as folhas estiverem secas, fotografe uma a uma, na mesma sequência da letra e produzam um videoclipe da música escolhida, com a animação das folhas. Esse vídeo clipe pode ser tanto em apresentações digitais (passando automaticamente) ou utilizando um programa de edição de vídeo. Caso a escola não tenha esses recursos, organize as folhas como um flipbook.


Para saber mais: 

How to make flipbook machine. Disponível em: http://gg.gg/h0ql5. Acesso em: 03 mar. 2020.

Coletivo de fotografia ensina alunos de escola de SP a criar lambe-lambes - Disponível em: http://gg.gg/h0qld.  Acesso em: 18 dez. 2019.



25/11/2020

Situação de Aprendizagem III

Habilidades:

(EF06AR04) Analisar os elementos constitutivos da dobradura, do lambe-lambe e da animação na apreciação de diferentes produções artísticas.

Objetos de conhecimento: Elementos da Linguagem

● elementos constitutivos da dobradura

● elementos constitutivos do lambe-lambe 

● elementos constitutivos da animação


(EF06AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

Objetos de Conhecimento: Processos de Criação

● processos de criação em artes visuais

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

Objetos de Conhecimento: Arte e Tecnologia

● diferentes tecnologias e recursos digitais


EXPLICAÇÃO:

Nesta Situação de Aprendizagem estão previstas quatro atividades. Nelas, os objetos de conhecimento e seus modificadores. 


COPIAR NO CADERNO 👇

Dobradura: já apresentado na SA I. 

Elementos constitutivos da dobradura: papel, metal, linhas, ângulos, retas, dobras 

Lambe-lambe: já apresentado na SA I. 

Elementos constitutivos do lambe-lambe: papel, tinta, palavras, imagens.

Animação: já apresentado na SA I. 

Elementos constitutivos da animação: imagem, movimento, áudio, personagens, história, cenário.

Processos de criação: ato de criar, caracterizado por uma construção em etapas, que se desenvolvem, geralmente, na seguinte ordem: percepção de um problema/tema, reflexão, pesquisa, insights, planejamento técnico e realização.

Materiais: Tudo o que é utilizado para a configuração de uma produção artística. Nas artes visuais são utilizados, por exemplo: tintas, plástico, metais, madeira, mármore, água etc.

Instrumentos: São as ferramentas utilizadas para manipular os materiais na configuração de uma produção artística. Nas artes visuais são utilizados, por exemplo: pincel, tesoura, máquina de solda, goiva, cinzel, fogo etc.

Recursos convencionais: São meios e técnicas, tradicionalmente utilizados, pelos quais se articula a utilização de materiais e instrumentos na configuração de uma produção artística. 

Nas artes visuais são utilizados, por exemplo: pincel para pintar, cinzel para esculpir etc.

Recursos Alternativos: São meios e técnicas, pouco ou raramente utilizados, que permitem investigações e articulações na produção e utilização de materiais e instrumentos para configuração de produções artísticas. Sua aplicação pode ser observada nas obras de Adriana 

Varejão, por exemplo, que utilizou carne (feita de poliuretano) em suas obras.

Recursos Digitais: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.

Tecnologias e recursos digitais: filmadora, máquina fotográfica, smartphone, computador, plataformas da internet, Chroma Key etc., formatos de imagens digitais mais comuns: JPG, 

GIF e PNG. 



Atividade 1 - Sondagem - Apostila páginas 14 e 15

Responde as questões da apostila no caderno:


Nenhum comentário:

Postar um comentário