quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Arte 30/11 e 02/12

 ROTEIRO DE ARTE

NOME DA ESCOLA:

E.E PROFº JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO 

PROFESSOR(A):

RONALDO RAFAEL DE OLIVEIRA PONTES

COMPONENTE CURRICULAR:

ARTE

TURMA ANO/SÉRIE:

6º SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL 

NÚMEROS DE AULAS SEMANAL:

2  AULAS

PERÍODO DE ENTREGA PARA A REALIZAÇÃO:

30/11/2020 E 02/12/2020

ENTREGA DAS DEVOLUTIVAS:

ASSIM QUE FOREM FINALIZANDO AS ATIVIDADES POR GENTILEZA TIRAR FOTOS E MANDA PARA O PROFESSOR, OU BUSCAR ATÉ A ESCOLA A ATIVIDADE IMPRESSA E COLOCAR O NOME E DEVOLVER NA ESCOLA ASSIM QUE FINALIZAR. 

CONTEÚDOS: 

4º BIMESTRE



BUSCA ATIVA


30/11/2020

Atividade 2-Apreciação - Apostila página 15.


EXPLICAÇÃO:

Análise de vídeos.

As duas animações são feitas a partir de dobraduras. Os elementos utilizados em cada uma delas para dar vida à história do filme. A possibilidade de trabalhar Arte com outros recursos como o lambe-lambe e a gravura, especificados nos vídeos 3 e 4.

1. Um desenho animado feito com dobraduras! Disponível em: http://gg.gg/hu2wk Acesso em: 19 fev. 2020.

Mundo de papel. Curta metragem de animação 3D de László Ruska & David Ringeisen. Fonte: CGMeetup. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=N_axaSuC9lg Acesso em: 19 fev. 2020.

3. Matilda My -Poéticas urbanas: a cultura do lambe-lambe pelas ruas de São Paulo. Disponível em: http://gg.gg/hu2x9 Acesso em:21 fev. 2020.

4. Instituto Fayga: Fayga Ostrower - A intuição, a criação e a beleza. Disponível em: http://gg.gg/hu2xe Acesso em: 03 mar. 2020. 


Logo após a apreciação dos videos; copia no caderno:

O primeiro vídeo usa materiais mais simples como o papel e o lápis, além de traços mais geométricos, por vezes, simples, se comparados ao segundo vídeo. Já no segundo, podemos ver que a computação gráfica utiliza a dobradura como uma característica para criar os personagens, dentro do contexto do vídeo. Podemos perceber também,que os elementos que compõem esses dois vídeos são bem diferentes. Mesmo que ambos abordem a dobradura como ponto principal para contar a história, cada vídeo utiliza elementos, suportes e recursos diferentes em sua produção.O primeiro é feito de uma forma mais simples -desenho a lápis e papel, como se fosse uma arte mais urbana, assim como o parkour retratado no vídeo. Enquanto que o segundo vídeo, aborda uma questão ambiental sobre o uso do papel e toda a história que o envolve, como o desperdício, o desmatamento das florestas, o lixo no mar, entre outras causas presentes na poluição mundial. Isso faz parte do processo criativo dos artistas que produziram esses vídeos, no qual a temática está totalmente alinhada aos materiais, suportes e técnicas utilizados.O terceiro vídeo aborda o estilo do lambe-lambe na metrópole e o processo de criação desses artistas para produzir e divulgar sua arte para todas as pessoas, assim como no último vídeo,a artista Fayga Ostrower explica sobre o seu processo de criação. O processo de criação, assim como o Projeto de Vida deles requer planejamento em qualquer área e não somente em uma produção artística. 


02/12/2020

Atividade 3-Ação Expressiva I - Apostila páginas 15 e 16.


EXPLICAÇÃO E ATIVIDADE PARA REALIZAR:

Agora que vocês já conheceram um pouco sobre processo de criação, individualmente, escrevem frases de efeito sobre um tema que você julga importante tratar, ou mesmo sobre algo que você queira chamar a atenção da comunidade escolar. Em seguida, em uma folha de sulfite, escreva essa frase, conforme você apreciou no vídeo de lambe-lambe, ou seja, letras grandes, frases curtas e de impacto; afinal, trata-se de um cartaz que será colado em um espaço público. Após a escrita, pensem num bom local para expor seu lambe-lambe. Também você pode divulgar o seu trabalho nas redes sociais da escola. Registrem todo o processo de criação e, a partir desses registros, produzam, um pequeno documentário em vídeo sobre como foi esse processo, desde a criação no papel até a sua divulgação. Lembrando que o professor também irá fazer a divulgação do trabalho de vocês nas redes sociais da escola e particular dele

Nenhum comentário:

Postar um comentário