segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Arte 28-30/09

ROTEIRO DE ARTE
Nome da escola: E.E Prof João Pedro do Nascimento
Nome do(a) professor(a) Ronaldo Rafael de Oliveira Pontes
Componente curricular Arte
Turma e/ou ano/série 6° Ensino Fundamental
Temporalidade
Número de aulas previstas 2 aulas
Período de realização 28 e 30 de Setembro

3° BIMESTRE
28/09/2020
Situação de Aprendizagem III
Habilidade (EF06AR26): Explorar diferentes elementos envolvidos na composição
de acontecimentos cênicos da comédia e da farsa, do circo-teatro (teatro circense) e
do circo (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e
sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.
Objetos do conhecimento: Elementos da Linguagem
● figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia
Habilidade (EF06AR28): Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator,
figurinista, aderecista e maquiador/visagista etc.) e compreender a relação entre
elas nos processos de criação de personagem.
Objetos do conhecimento: Processos de criação
● Diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista e maquiador/visagista etc.)
● Relação entre diferentes funções teatrais e processos de criação de personagem.
 Nesta situação de aprendizagem estão previstas quatro atividades. Nelas,
diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos da
comédia e da farsa, do circo-teatro (teatro circense) e do circo (figurinos, adereços,
maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia) e conhecer as funções
teatrais (ator, figurinista, aderecista e maquiador/visagista etc.) nos processos de
criação de personagem.

- Copiar no caderno:
Adereço: Objetos usados como adornos para enfeitar e/ou decorar personagens,
cenas, cenários etc.
Aderecista: profissional que é responsável pelos adereços e acessórios de cena.
Ator: É o que interpreta uma personagem no teatro, no circo, no cinema etc. Ele
representa uma ação dramática baseada em textos ou improvisada individualmente
ou coletivamente.
Atuação: Arte da representação, arte do ator.
Cenário: Objetos usados para compor, enfeitar e/ou decorar cenas, cenários etc.
Cenógrafo: profissional responsável pela criação, projeto e construção do cenário.
Figurino: Indumentária (roupa) usada pelas personagens em diversas produções
artísticas.
Figurinista: profissional que é responsável pelas roupas que os atores utilizam em
cena. O figurinista cria as vestimentas de forma a deixar claro quem é aquele
personagem, qual época ele se encontra e qual a mensagem que ele passa.
Iluminação: Efeitos de luz que tem como função compor apresentações artísticas,
destacar atores, ambientes, cenários, proporcionar climas adequados aquilo que se pretende apresentar nas cenas.
Iluminador: profissional responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua
criação até a operação no momento da cena.
Maquiagem: Produtos cosméticos ou não, utilizados para embelezamento,
caracterização e transformação dos atores em personagens.
Maquiador: profissional responsável pela maquiagem e caracterização do
personagem.
Sonoplastia: Conjunto de sons e efeitos sonoros criados para uma atividade
artística, proveniente de músicas, ruídos, vozes, e outras fontes e formas sonoras.
Sonoplasta: profissional responsável por toda a trilha sonora do espetáculo desde
sua criação até a execução no momento da cena.

- Atividade 1: Sondagem - Apostila páginas 14 e 15
Os diferentes elementos e profissionais envolvidos na composição de
acontecimentos cênicos da comédia, da farsa e do circo-teatro (teatro circense).
Em seguida respondam às questões a seguir da páginas 14 e 15.

30/09/2020
Atividade 2: Apreciação - Apostila página 15
Vocês irão analisar e reconhecer, por meio da leitura das imagens, os elementos
envolvidos na composição de acontecimentos cênicos, presentes nas fotos e em nosso cotidiano.

- Atividade 3: Ação Expressiva I - Apostila páginas 15 e 16

- Copiar no caderno:

A proposta, desta atividade, é investigar as diferentes funções do teatro e
compreender a relação entre elas no processo de criação de personagens e da
montagem teatral.
Em duplas, grupos, apresentando o modelo de painel, disponibilizado abaixo na
página 16, faram uma pesquisa de textos e imagens em livros, revistas, periódicos,
internet etc. a respeito das diferentes funções do teatro e suas relações no processo
de criação de personagens e da montagem teatral. As duplas e os grupos serão
responsáveis por organizar a pesquisa e a montagem do painel, que pode ser
confeccionado com cartolina, papel pardo etc. Outras funções podem ser
adicionadas ao quadro.

-Atividade 4: Ação Expressiva II - Apostila página 16.

- Copiar no caderno:

O objetivo, desta atividade, é que os estudantes experimentem as funções
relacionadas ao fazer teatral e explorem os diferentes elementos envolvidos na
composição de acontecimentos cênicos da comédia e da farsa, do circo-teatro
(teatro circense) e do circo.
Em duplas ou grupos, cada um planejará a montagem de um espetáculo, utilizando
o material pesquisado na atividade anterior como base de informação para seguir
um roteiro de trabalho. Os temas, a serem desenvolvidos, devem ser definidos pelos
estudantes e, para auxiliar na escolha desses temas, veja alguns alguns exemplos
explicando que as encenações podem estar ligadas a histórias familiares, a
acontecimentos dos esportes, às situações cômicas do cotidiano escolar etc.
A ideia do planejamento é para uma apresentação hipotética, porém, se a turma se interessar, poderia transformar esse planejamento em um espetáculo real para ser encenado para toda a comunidade escolar.
Cada componente dos grupos será responsável por uma função específica e
deverãopensar e registrar no caderno, por meio da escrita de textos e criação de
desenhos, o planejamento do espetáculo. Utilize o roteiro, a seguir como
orientações. É importante que tomem as decisões sobre as escolhas de temas, do
roteiro, da história, do figurino, do cenário, das cenas, dos equipamentos de som e de luz necessários. Ao final da atividade, teveram juntar todas as informações planejadas pelos componentes em um único documento e propicie um momento de socialização e avaliação de como foi fazer parte desse processo de criação teatral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário