ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO |
|||
DISCIPLINA: Ciências |
SÉRIE: 6 º ano A |
||
PROFESSOR: Michele |
|||
CONTEÚDO: A saúde dos
olhos |
HORAS/AULA: 4h/a |
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 31/08/2020 |
DATA DE ENTREGA: 04/09/2020 |
||
OBJETIVO DA AULA:
Perceber como os olhos captam a luz e formam
a imagem, reconhecendo o fenômeno da reflexão e refração e um defeito de visão
associado.
JUSTIFICATIVA:
Explicar a importância da
visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o
meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas
para a correção de diferentes defeitos da visão.
Nº aulas |
Data |
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER? |
Páginas da apostila de Ciências |
01 |
02/09 |
©
Assistir aula CMSP
do dia 31/08 https://www.youtube.com/watch?v=InTZilOp4GY&list=PLAdEu5NtlLkZsjFXWOpxePeJ5p5LesCM1&index=18 ©
©
Vou anexar abaixo
um texto onde melhor explica sobre as lentes assim podemos compreender melhor
as imagens mostradas na apostila, realize a leitura e as anotações que julgar
importante, em caso de dúvidas entre em contato com a Profª. Lentes
As lentes
são dispositivos ópticos que funcionam pela refração da luz. Elas podem ser
classificadas como convergentes e divergentes de acordo com o seu formato.
As lentes são
dispositivos ópticos que funcionam por refração da luz e são
muito utilizadas no nosso dia a dia, como nos óculos, nas lupas, nas
câmeras fotográficas, nas filmadoras e em telescópios. O material que as
constitui normalmente é o vidro, mas o plástico também pode ser utilizado. As
principais características desses dispositivos são a transparência e a
superfície esférica. De acordo com a curvatura apresentada,
as lentes esféricas podem
ser classificadas como: Lentes
convergentes, ou positivas: quando a parte do centro é mais espessa que as
bordas. Elas podem ser de três tipos: ·
Lentes biconvexas:
apresentam duas partes convexas; ·
Lentes plano-convexas:
possuem um lado plano e outro convexo; ·
Lentes côncavo-convexas: com
um lado côncavo e o outro convexo. Lentes
divergentes, ou negativas: se o centro é mais fino que as bordas. Podem
ser classificadas como: ·
Lentes bicôncavas: caso
apresentem as duas faces côncavas; ·
Lentes plano-côncavas:
quando apresentam um lado plano e o outro côncavo; ·
Lentes convexo-côncavas: com
um lado convexo e outro côncavo. A figura a seguir mostra o
formato de cada um desses tipos de lente:
Além do formato, as lentes
também podem ser classificadas de acordo com o comportamento óptico dos raios
de luz após atingi-las. Nesse caso, elas podem ser divergentes ou
convergentes. Em uma lente divergente,
quando os raios de luz incidem paralelos ao eixo principal, eles sofrem dupla
refração e se expalham . Observe
a figura:
Como o foco dessas lentes é
formado pelo encontro de projeções dos raios de luz incidentes, ele é
classificado como virtual. Nas lentes convergentes,
os raios de luz incidem paralelos ao eixo principal e, após sofrerem
refração, se concentram em um único ponto, este ponto é o foco.
O foco das lentes
convergentes é classificado como foco real, pois é fruto do encontro dos raios de
luz refratados. Elementos
das lentes esféricas O que caracteriza uma lente
esférica são os seus elementos geométricos, que são: C1 e
C2: centros de curvatura das faces esféricas; R1 e
R2: raios de curvatura das faces esféricas; Eixo
principal da lente: onde estão contidos C1 e
V1; e: espessura
da lente; V1 e
V2: Vértices da lente. Veja como é a disposição desses
elementos nas lentes:
Quando a espessura da lente é
muito menor do que o raio de suas faces, ela é denominada lente delgada. Nesse
tipo de lente, os vértices V1 e V2 estão
praticamente no mesmo ponto sobre o eixo principal e passam a ser chamados de
centro óptico.
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/fisica/lentes-1.htm |
11 |
02 |
06/09 |
©
©
Agora na página 12
da sua apostila nós encontramos uma atividade de pesquisa, para facilitar sua
pesquisa vou anexar aqui alguns links, e nesta atividade precisamos produzir
um material para a socialização, então gostaria que você produzisse um cartaz
falando sobre o tema que escolher, como de costume você deve fotografar o
material que construir e enviar para a Profª, mas, também terá um dia de
entrega na escola do material produzido, para arquivamento. Ø http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=686 Ø http://www.ibc.gov.br/fique-por-dentro/cegueira-e-baixa-visao Ø https://retinapro.com.br/blog/aprenda-como-cuidar-da-saude-dos-olhos-com-5-dicas/ Ø https://gcene.com/saude-dos-olhos/ Ø https://saude.abril.com.br/medicina/9-problemas-de-saude-que-se-manifestam-pelos-olhos/ Ø https://saude.abril.com.br/medicina/habitos-que-ajudam-a-cuidar-dos-olhos/ Anexei alguns links mas sintam se à vontade e
pesquisem mais. |
11 e 12 |
01 |
04/09 |
©
Finalização do
Cartaz da atividade 4 |
12 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário